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03 - Aulas do Tiago - Trabalhando com arquivos de texto
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03 - Aulas do Tiago - Trabalhando com arquivos de texto
Abrindo, Lendo e Escrevendo em arquivos de texto.
Ferramenta: FreeBasic
Nível: Iniciante
Às vezes em um jogo é conveniente utilizar arquivos de texto; por exemplo, você pode querer salvar o progresso do jogador, ou então criar um sistema de mapas onde cada arquivo de texto representa uma fase.
Para começar, crie um arquivo de texto com o nome "Aula.xcr", como você viu, a extensão pode ser a que você quiser, não é obrigado ser ".txt"
Obs.: Cuidado pra quando você for salvar o arquivo ele não ficar assim: "Aula.xcr.txt", colou?
Escreva dentro do seu arquivo de texto:
Bem agora começa a parti divertida, vamos programar
Nessa aula nós iremos usar o CMD (Prompt de Comando) pra evidar detalhes que só irão complicar, certo?
Digiti isso na sua Primeira linha:
Vamos esmiuçar essa linha:
Dim cria uma nova variavel, duurr!!!
endereco_arquivo é o nome dessa variavel
As Integer para ser do Tipo Inteira
= suponho que você saiba
FreeFile() é uma função
Vamos entender melhor esse FreeFile():
Para o nosso arquivo de texto poder ser encontrado na mémoria ele tem que ter um endereço, certo?
FreeFile() é uma função que retorna o endereço de uma posição valida na meméria para poder se armazenar um arquivo qualquer.
Nossa Variavel endereco_arquivo tem, em outras palavras, o endereço na memória que nós iremos usar para acessar o arquivo de texto.
Prosseguindo, nós iremos abrir o nosso arquivo de texto:
Open é a função que ordena abrir algo
"aula.xcr" é esse "algo" que será aberto
For Input (Para Entrada) ou seja, só para leitura
As endereco_arquivo o arquivo deve ser carregado no endereço da memória indicado
Vamos mostrá-lo na tela?
Input #endereco, VAR1, VAR2, VARn
Insira isso tambem:
Ô coisa boa, funfo!!!, Mas só mostrou uma linha , puique?
Vamos resolver!!!
Substitua todo o código:
Adicionamos duas variaveis, agora temos uma para cada linha, indicamos na função input para carregar as linha seguintes (isso mesmo, tenque indicar uma variavel para cada linha, já pensou se forem mil?), e mandamos imprimir cada variavel numa linha diferente.
Pronto, mostramos as três variaveis, se fossem mil, aí teriamos que usar um loop e um array, mas isso fica pra outro dia.
Gravando dados
Vamos agora gravar dados em nosso arquivo de texto.
Vamos criar outro projeto, já fizemos um que lê, agora vamos fazer um que escreve!!!
O comesso é igual:
O proximo muda pouco:
Ou seja, de modo de entrada para modo de saída.
Dessa vez, ao envés de abrirmos para LER abrimos para ESCREVER no arquivo.
Agora crie as variaveis para armazenar cada frase:
Crie uma entrada para o usuario poder escrever o que quer:
Grava os dados:
Fecha o Arquivo:
Imprime isso na tela:
Espera um teco:
Aqui está todo o codigo:
Observe que cada uma das frases deverá ser digitada separada por virgula.
Valeu cambada, espero que tenha gostado e entendido, agora é só você usar um programa para gravar os dados e outro para ler!!!
Nota: se você abrir um arquivo inexistente para ler, retorna linhas vazias, se você abrir um arquivo inexistente para escrever ele criará um novo arquivo com o nome do que éra pra abrir quando você tentar escrever.
Qualquer duvida, eu não sei responder
Ferramenta: FreeBasic
Nível: Iniciante
Às vezes em um jogo é conveniente utilizar arquivos de texto; por exemplo, você pode querer salvar o progresso do jogador, ou então criar um sistema de mapas onde cada arquivo de texto representa uma fase.
Para começar, crie um arquivo de texto com o nome "Aula.xcr", como você viu, a extensão pode ser a que você quiser, não é obrigado ser ".txt"
Obs.: Cuidado pra quando você for salvar o arquivo ele não ficar assim: "Aula.xcr.txt", colou?
Escreva dentro do seu arquivo de texto:
- Código:
"I Love FreeBasic"
"Xcreator - A aventura começa aqui"
"Como as aulas do Tiago sao incriveis"
Bem agora começa a parti divertida, vamos programar
Nessa aula nós iremos usar o CMD (Prompt de Comando) pra evidar detalhes que só irão complicar, certo?
Digiti isso na sua Primeira linha:
- Código:
Dim endereco_arquivo As Integer = FreeFile()
Vamos esmiuçar essa linha:
Dim cria uma nova variavel, duurr!!!
endereco_arquivo é o nome dessa variavel
As Integer para ser do Tipo Inteira
= suponho que você saiba
FreeFile() é uma função
Vamos entender melhor esse FreeFile():
Para o nosso arquivo de texto poder ser encontrado na mémoria ele tem que ter um endereço, certo?
FreeFile() é uma função que retorna o endereço de uma posição valida na meméria para poder se armazenar um arquivo qualquer.
Nossa Variavel endereco_arquivo tem, em outras palavras, o endereço na memória que nós iremos usar para acessar o arquivo de texto.
Prosseguindo, nós iremos abrir o nosso arquivo de texto:
- Código:
Open "aula.xcr" For Input As endereco_arquivo
Open é a função que ordena abrir algo
"aula.xcr" é esse "algo" que será aberto
For Input (Para Entrada) ou seja, só para leitura
As endereco_arquivo o arquivo deve ser carregado no endereço da memória indicado
Vamos mostrá-lo na tela?
- Código:
Dim Linha1 As String 'variavel para armazenar string
Input #endereco_arquivo, Linha1 'carrega a primeira linha do arquivo na variavel Linha1
Print Linha1 'imprime Linha1 na tela
Input #endereco, VAR1, VAR2, VARn
Insira isso tambem:
- Código:
Close 'você não abriu o arquivo? agora feche!!!
Sleep 'Aquela pausadinha básica
Ô coisa boa, funfo!!!, Mas só mostrou uma linha , puique?
Vamos resolver!!!
Substitua todo o código:
- Código:
Dim endereco_arquivo As Integer = Freefile()
Open "aula.xcr" For Input As endereco_arquivo
Dim Linha1 As String 'variavel para armazenar string
Dim Linha2 As String 'variavel para armazenar string
Dim Linha3 As String 'variavel para armazenar string
Input #endereco_arquivo, Linha1, Linha2, Linha3 'carrega a primeira linha na variavel Linha1
Print Linha1 'imprime Linha1 na tela
Print Linha2 'imprime Linha2 na tela
Print Linha3 'imprime Linha3 na tela
Close 'você não abriu o arquivo? agora feche!!!
Sleep 'Aquela pausadinha básica
Adicionamos duas variaveis, agora temos uma para cada linha, indicamos na função input para carregar as linha seguintes (isso mesmo, tenque indicar uma variavel para cada linha, já pensou se forem mil?), e mandamos imprimir cada variavel numa linha diferente.
Pronto, mostramos as três variaveis, se fossem mil, aí teriamos que usar um loop e um array, mas isso fica pra outro dia.
Gravando dados
Vamos agora gravar dados em nosso arquivo de texto.
Vamos criar outro projeto, já fizemos um que lê, agora vamos fazer um que escreve!!!
O comesso é igual:
- Código:
Dim endereco_arquivo As Integer = Freefile()
O proximo muda pouco:
- Código:
Open "aula.xcr" For Output As endereco_arquivo
Ou seja, de modo de entrada para modo de saída.
Dessa vez, ao envés de abrirmos para LER abrimos para ESCREVER no arquivo.
Agora crie as variaveis para armazenar cada frase:
- Código:
Dim entrada1 As String
Dim entrada2 As String
Dim entrada3 As String
Crie uma entrada para o usuario poder escrever o que quer:
- Código:
Input "digite: ", entrada1, entrada2, entrada3
Grava os dados:
- Código:
Write #endereco_arquivo, entrada1, entrada2, entrada3
Fecha o Arquivo:
- Código:
Close #endereco_arquivo
Imprime isso na tela:
- Código:
Print ""
Print "Gravado"
Espera um teco:
- Código:
Sleep
Aqui está todo o codigo:
- Código:
Dim endereco_arquivo As Integer = Freefile()
Open "aula.xcr" For Output As endereco_arquivo 'abre para gravar
Dim entrada1 As String 'cria variaveis
Dim entrada2 As String
Dim entrada3 As String
Input "digite: ", entrada1, entrada2, entrada3 'pedi para o usuario digitar
Write #endereco_arquivo, entrada1, entrada2, entrada3 'grava os dados
Close #endereco_arquivo 'você não abriu o arquivo? agora feche!!!
Print "" 'imprime uma besteirinha na tela
Print "Gravado"
Sleep 'aquela "perada" básica
Observe que cada uma das frases deverá ser digitada separada por virgula.
Valeu cambada, espero que tenha gostado e entendido, agora é só você usar um programa para gravar os dados e outro para ler!!!
Nota: se você abrir um arquivo inexistente para ler, retorna linhas vazias, se você abrir um arquivo inexistente para escrever ele criará um novo arquivo com o nome do que éra pra abrir quando você tentar escrever.
Qualquer duvida, eu não sei responder
Última edição por tblima123 em Ter 05 Out 2010, 14:52, editado 5 vez(es)
tblima123- Ocasional
- Mensagens : 54
Data de inscrição : 06/11/2009
Re: 03 - Aulas do Tiago - Trabalhando com arquivos de texto
E ae amigão!!! Ótimo tutorial, como sempre! Essa parte sobre manipulação de arquivos, é sempre uma parte pouco estudada pelo pessoal, só que para jogos mais avançados acabamos precisando de criar ou ler algum arquivo texto.
É isso ai vlws!
É isso ai vlws!
Re: 03 - Aulas do Tiago - Trabalhando com arquivos de texto
Valew colega, que bom que gostou.
Esse lanse dos arquivos é legal que permite ao camarada criar uma estrutura mais potente ao jogo, fica mais da horinha (ou não...)
Esse lanse dos arquivos é legal que permite ao camarada criar uma estrutura mais potente ao jogo, fica mais da horinha (ou não...)
tblima123- Ocasional
- Mensagens : 54
Data de inscrição : 06/11/2009
Re: 03 - Aulas do Tiago - Trabalhando com arquivos de texto
eu não sei usar freebasic (nem to interessado) mas deu gosto de ler o tuto até o final
pra ser sincero parece que o que você explicou, mesmo sem saber 1% de freebasic eu entendi... só não sei o resto! rsrs
ó, só não vai ficar querendo explicar, outro dia eu procuro quis programas são necessários
eu tô de olho é em java!
pra ser sincero parece que o que você explicou, mesmo sem saber 1% de freebasic eu entendi... só não sei o resto! rsrs
ó, só não vai ficar querendo explicar, outro dia eu procuro quis programas são necessários
eu tô de olho é em java!
Re: 03 - Aulas do Tiago - Trabalhando com arquivos de texto
Opa, valeu ai colega.
Eu mechi com java acho que mais de um mês
Eu achei legal, sitaxe clare e bem organizada, linguagem com um bom desempenho e se bem explorada, muita produtividade.
Eu só não gostei do compilamento.
Java é interpretado, então quem quiser jogar seu jogo tenque ter o interpretador. Até dá pra compilar, mas fica um executavel enorme (gambiarra)
Não confunda a pré-compilação dela com uma linguagem realmente compilada, tá?
Fora isso, eu gostei, mas não insití em aprender, mas se isso não lhe importante (ser compilada) Cai dentro que a linguagem é boa.
Nota: Eu não fui muito fundo em java, nem lembro mais como se faz o "Hello World!"
Li metade do "Use a cabeça Java!", ótimo livro.
Eu mechi com java acho que mais de um mês
Eu achei legal, sitaxe clare e bem organizada, linguagem com um bom desempenho e se bem explorada, muita produtividade.
Eu só não gostei do compilamento.
Java é interpretado, então quem quiser jogar seu jogo tenque ter o interpretador. Até dá pra compilar, mas fica um executavel enorme (gambiarra)
Não confunda a pré-compilação dela com uma linguagem realmente compilada, tá?
Fora isso, eu gostei, mas não insití em aprender, mas se isso não lhe importante (ser compilada) Cai dentro que a linguagem é boa.
Nota: Eu não fui muito fundo em java, nem lembro mais como se faz o "Hello World!"
Li metade do "Use a cabeça Java!", ótimo livro.
tblima123- Ocasional
- Mensagens : 54
Data de inscrição : 06/11/2009
Re: 03 - Aulas do Tiago - Trabalhando com arquivos de texto
Tem razão, o Java é uma linguagem excelente com libs para todos os gostos!tblima123 escreveu:Opa, valeu ai colega.
Eu mechi com java acho que mais de um mês
Eu achei legal, sitaxe clare e bem organizada, linguagem com um bom desempenho e se bem explorada, muita produtividade.
Isso atualmente não é muito assim. Todo sistema opracional hoje em dia tem o interpretador de Bytecodes Java. É tipo o .NET, essa é a tendência das linguagens hoje em dia, usar Bytecodes. E na verdade, o Java usa uma espécie de JIT (Just in Time) Compilator que compila o byte code na hora da execução, oque a torna muito muito rápida.
Eu só não gostei do compilamento.
Java é interpretado, então quem quiser jogar seu jogo tenque ter o interpretador. Até dá pra compilar, mas fica um executavel enorme (gambiarra)
Você não precisa realmente de usar compiladores para Java, pois isso tira a flexibilidade da linguagem. Por exemplo voce faz um jogo em java e ele vai rodar em todas as plataformas suportadas pelo Java, ou seja, todos os sistemas operacionais atuais.
Não confunda a pré-compilação dela com uma linguagem realmente compilada, tá?
Fora isso, eu gostei, mas não insití em aprender, mas se isso não lhe importante (ser compilada) Cai dentro que a linguagem é boa.
Ótimo livro, muito fácil de aprender, mas sugiro também ler tutoriais na internet e entrar em fóruns etc.
Nota: Eu não fui muito fundo em java, nem lembro mais como se faz o "Hello World!"
Li metade do "Use a cabeça Java!", ótimo livro.
Sugiro que você mude sua cabeça e que estude Java tambem! Pois Java e .NET são as plataformas do futuro e o Java é Free.
Inclusive, pra quem quer fazer jogos que rodam diretos no browser sugiro usar o Java, pois ele é mais rápido que o Flash e tem jogos e até emuladores feito em Java, na verdade um Applet Java.
Flws!
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