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Guia de Links: Programação de Jogos
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Guia de Links: Programação de Jogos
Guia de Links: Programação de Jogos
Ola pessoal tudo certo?
hojé estarei postando Links de tutorias ou apostilas sobre o assunto desenvolvimento de jogos de modo mais focado a progrmamação em si.
Linguagens Copiladas
Assembly
Linguagem de baixo nível extremamente rápida, sua forma de uso a simular o fincionamnto e instruções da CPU. Sendo logo convertida em código de maquina (binário), muito usada em jogos, principalmente os mais antigos, de videogames como: Atari 2600, Nintendinho 8bits, Master System, Super Nintendo, Mega Drive etc...
Atualmente está em uso discretamente, como por exemplo dentro de uma API para fazer acesso rápido da memoria.
Tutoriais (Sintaxe Intel)
http://www.acm.uiuc.edu/sigwin/old/workshops/winasmtut.pdf
http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&langpair=en|pt&u=http://www.cs.virginia.edu/~evans/cs216/guides/x86.html
http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&langpair=en|pt&u=http://www.skynet.ie/~darkstar/assembler/
http://wiki.portugal-a-programar.org/assembly:tutorial?idx=css
http://www.vivaolinux.com.br/dica/Assembly-inline-no-GCC-com-sintaxe-Inte
http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&langpair=en|pt&u=http://cis.csuohio.edu/~somos/asmx86.html
Tutoriais (Sintaxe AT&T)
http://packetstormsecurity.org/papers/general/asm_linux-i386.pdf
http://www.ibiblio.org/gferg/ldp/GCC-Inline-Assembly-HOWTO.html
http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&langpair=en|pt&u=http://sig9.com/articles/att-syntax
http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&langpair=en|pt&u=http://www.cin.ufpe.br/~if817/arquivos/asmtut/index.html
http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&langpair=en|pt&u=http://www.osdever.net/tutorials/view/a-brief-tutorial-on-gcc-inline-asm
http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&langpair=en|pt&u=http://asm.sourceforge.net/articles/linasm.html
http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&langpair=en|pt&u=http://www.cse.unsw.edu.au/~cs3221/labs/assembler-intro.pdf
http://matheusmetal.x-br.com/stigma29a/tutoriais.shtml
Ferramentas
nasm32
http://www.nasm.us/
Yasm
http://www.tortall.net/projects/yasm/
Ros asm
betov.free.fr/
GNU Assembler
http://www.gnu.org/software/binutils/
Linguagem C
Criada para desenvolver o sistema operacional UNIX, hojé é muito usada em jogos ou em programas, por ser leve, portavel e estavel.
Tutoriais
http://www.ead.cpdee.ufmg.br/cursos/C/
http://piano.dsi.uminho.pt/disciplinas/PLP/lingc/c_tutorial/ApostilaC_UFMG.pdf
ftp://ftp.unicamp.br/pub/apoio/treinamentos/linguagens/c.pdf
http://200.201.81.50/~guilherme/cursos/c.pdf
Linguagem C++
Criada para ser a "tomar" o lugar de C, hojé é amplamente usada em jogos, ou em aplicações complexas como PhotoShop, Flash entre outros, mas em certas areas não conseguiu substituir C(como programação de microcontroladores). Introduziu o conceito de orientação a objetos em C, por isso se chama C++.
Tutoriais
http://www2.ele.ufes.br/~hisatugu/ApostilaCPP.pdf
http://www.dee.feis.unesp.br/graduacao/disciplinas/langcpp/index.php
http://alievi.wordpress.com/2007/12/06/cc-portugues/
http://www.acemprol.com/viewtopic.php?f=16&t=6629
Ferramentas
Gcc
o gcc é o maior copilador Open source e é o principal copilador do linux , pois pode copilar varias linguagens bastando apenas adicionar extensões além de poder copilar para varias arquiteturas diferentes também. Mas seu maior foco são as linguagens C/C++. Ai está algumas IDEs que o já vem pré-configuradas com ele.
Site Oficial
http://gcc.gnu.org/
Site do Mingw( gcc portado para Windows)
http://www.mingw.org/
Dev C++
http://www.bloodshed.net/devcpp.html
Code blocks
http://www.codeblocks.org/
Code Lite
http://www.codelite.org/
Além dele existem outros copiladores
Digital Mars
Copila C/C++ e a linguagem D(não falarei dela aqui) Gratuito
http://www.digitalmars.com/
Visual C++
ferramenta oficial de desenvolvimento da Microsoft, é pago, mas existe uma versão"Express"
http://msdn.microsoft.com/pt-br/visualc/default.aspx
Open Watcon
Cosuma-vá a ser pago, mas se tornou open source, copila C e C++, na época do MS-DOS era muito bom!
http://www.openwatcom.org/index.php/Main_Page
Tiny Cc
Copilador estremamente raípido e pequeno, gera um executavel muito pequeno, mas não possui muitas blibiotecas. Gratuito
http://bellard.org/tcc/
http://en.wikipedia.org/wiki/Tiny_C_Compiler
Bourland C++
copilador pago da Bourland, mas existe uma vesão Free também
http://www.borland.com/br/products/cbuilder/index.html
C++ Builder
Antigamente era da Bourland mas perdi o rastro do que houve com ele, é pago também.
http://www.embarcadero.com/products/cbuilder
Linguagem Pascal
Criada para ensinar programação, não existem muitos jogos em pascal, mas mesmo assim pode-se criar boms games com ela.
Tutorias
http://www.cos.ufrj.br/~sergio/ApostilaPascal.pdf
http://fit.faccat.br/~fpereira/apostilas/apostila_prog1_ago2006.pdf
infovis.ucpel.tche.br/luzzardi/Turbo_Pascal.doc
Ferramentas
Free Pascal - Gratuito
http://www.freepascal.eti.br/
GNU pascal - Gratuito
http://www.gnu-pascal.de/gpc/h-index.html
Turbo pascal (para MS-dos) atualmente se encontra abandonada.
http://www.netdownloads.com.br/Download/2303/Turbo-Pascal-70.html
Delpi Uma ide para pascal, mas que introduziu o recuso de orientação a objeto nomeando para Object Pascal é paga.
http://www.borland.com/br/products/delphi/
Lazarus Ide Uma ide alternativa ao Delpi, é open source e multi plataforma.
http://www.lazarus.freepascal.org/
Kylix é um “ port do Delpi para linux” atualmente está abandonada, mas seu codigo é fechado.
http://delphi.about.com/od/kylix/Kylix_Delphi_for_Linux.htm
Linguagem BASIC
Criada para ensinar progração, hojé é usada para diversos fins, como aplicações para acessar banco de dados, controlar estoque, e até existe Basic para microcontroladores. Era usada também para se fazer jogos no passado, como no falecido computador MSX. Por ser muito simples surgiu uma variedade de interpretador e variantes para diversos fins.
Tutoriais
Aqui mesmo no site existe bom material sobre Basic
http://www.guiadohardware.net/termos/basic
http://www.bitsavers.org/pdf/dartmouth/BASIC_Oct64.pdf
Ferramentas
http://www.freebasic.net/
Linguagens Interpretadas
Linguagen Lua
Criada por brasileiros, é usada em jogos, por ser muito rápida e simples de intender.
Site oficial
http://www.lua.org/
Tutorias
http://www.lua.org/portugues.html
http://www.lua.org/doc/wjogos04.pdf
http://inf.unisinos.br/~barbosa/paradigmas/consipa3/53/artigos/a3.pdf
Ferramentas
http://code.google.com/p/luaforwindows/
Linguagen python
Inicialmente é mais pesada, mas também é muito usada em diversas aplicativos, como blender etc..
Site odicial
http://www.python.org/
Tutorias
http://www.pythonbrasil.org.br/2010
http://www.async.com.br/projects/python/pnp/python.html
http://www.paradigma.com.br/Plone/cursoPython.pdf
Ferramentas
Komodo ide
http://www.activestate.com/komodo-ide
Linguagen Ruby
Possui orientação a objetos, é muito usada para Web por possuir a plataforma Ruby on rails. O RPG Maker possui uma linguagen derivada desta para seus scrits.
Site oficial
http://www.ruby-lang.org/pt/
Tutorias
http://ruby-br.org/
http://eustaquiorangel.com/downloads/tutorialruby.pdf
Ferramentas
http://www.ruby-lang.org/pt/downloads/
AURON- Recém-chegado
-
Mensagens : 5
Data de inscrição : 30/08/2010
Localização : Curitiba PR
Re: Guia de Links: Programação de Jogos
Muito útil os links! Vai facilitar muito a encontrar informações relevantes!
É isso ai AURON, sempre procurando ajudar!
É isso ai AURON, sempre procurando ajudar!
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