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Alerta! GM8 já possui decompiler funcional

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Alerta! GM8 já possui decompiler funcional

Mensagem por Convidad em Sex 08 Out 2010, 09:07

Lendo notícias na YoYo Games vi uma recente discussão sobre o assunto e a princípio achei que fosse mera especulação, alguém querendo chamar atenção ou algo assim, mas de fato existe, e pior, funciona...

...ele não está guardado a 7 chaves, pelo contrário, basta uma rápida pesquisa para encontrar o site onde está sendo disponibilizado, o qual conta até mesmo com campo para comentários e feedback >.<

A questão ética sobre o uso desse tipo de aplicação já é muito discutida por ai e não acho necessário entrar nesse mérito, o mais importante é que os usuários do programa estejam cientes dessa realidade a qual tanto o site YoYo Games quanto o autor Mark Overmars tentam minimizar (ou desmentir)...

...infelizmente não há nenhuma barreira aparente, o arquivo é muito leve, possui hospedagem própria e é executado com extrema velocidade, fatores que o tornam muito propício à larga disseminação na rede!


*** Comentário pessoal ***

Acredito que a grande maioria dos que buscam esse artifício são desenvolvedores inexperientes que querem a todo custo implementar funcionalidades mais avançadas vistas em outros jogos nos seus projetos, e que muitas vezes não tem domínio suficiente para se valer do código furtado...

...pessoalmente não vejo problema em partilhar o source de algo que tenha feito, porém, existem pessoas que desenvolvem jogos para comercialização ou criam soluções exclusivas para uso no programa e que correm o risco de ter seu trabalho exposto livremente =/


flw à todos e um ótimo feriadão =]

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Re: Alerta! GM8 já possui decompiler funcional

Mensagem por Henrique_GJ em Sex 08 Out 2010, 10:53

e que feriadão! num tenho aula nem hoje, aí depois vem sábado e domingo, aí depois não tem aula nem segunda nem terça! 5 dias atoa =]

mas voltando ao assunto, isso é preocupante! você pode se matar durante meses pra fazer um jogo, aí vai um infeliz, baixa seu jogo, coloca uns personagens a mais e distribui cheio de bug dizendo que foi ele que fez...

e o pior é que não podemos fazer nada

mas pra mim, o que não é tão ruim, é que para quem pensa em programar, GM é só o inicio, entende? nois começa com o GM que é muito simples, depois procura outra linguagem para aprender, como JAVA ou DELPH ou FREEBASIC... aí eu acho que nem tem tanto problema pois o GM não é usado comercialmente (sempre tem uns noob que faz jogos 2D a acham que as pessoas vão comprar)
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Re: Alerta! GM8 já possui decompiler funcional

Mensagem por vinians em Sex 08 Out 2010, 11:30

O Game Maker atualmente é uma ferramenta madura e unica no contexto a que foi projetada. Com o GM você pode criar seu game rapidamente, pois a interface é intuitiva e simples.

O GM tem uma fama bem grande atualmente, e por isso muita gente que produz ferramentas com funções semelhantes deve estar tentando o tempo todo abrir a extrutura do GMK pra poder hacker e desacreditar a ferramenta.

Se voce observar as ferramentas concorrentes (não me refiro a linguagens) são bem inferiores que o GM. Pra criação de jogos 2D ele é imbatível. Tem uma linguagem relativamente simples mas mesmo assim com uma grande capacidade, roda rápido e é bem estável. O frame rate do GM é ótimo levando em conta que os scripts são interpretados.

Para criar um descopilador, tem que ter muito, mas muito conhecimento de programação, arquivos binários e formatos, ainda mais se o formato foi aberto por hackeamento, ai sim fica mais dificil ainda. Mas tambem pode ter havido vazamento de informações por parte da YoYo games, não por vontade dela mais por brigas interntas de funcionarios com acesso ao código do GM.

Isso é ruim pra todos nós, temos que dar o nosso fonte pra quem quizermos pois isso é propriedade intelectual nossa. Isso é realmente lastimável. Espero que a YoYo ou Mark criem um tipo de obfuscador como o existente no Java para que minimize o problema, claro que não resolve mais dificulta muito.


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Re: Alerta! GM8 já possui decompiler funcional

Mensagem por Convidad em Sex 08 Out 2010, 12:22

Uma prova da popularidade atual da ferramenta foi o surgimento de "cracks" pra versão 8 pouco tempo depois do lançamento oficial, coisa de 2 meses...

...grandes títulos do mercado como um Photoshop da vida acabam pirateados antes mesmo de chegarem ao comércio, mas pra uma ferramenta relativamente restrita a um público específico isso é bastante incomum.

O "risco" maior na existência do decompiler, na minha opinião, é quanto aos recursos gráficos e sonoros... trabalhos mais expressivos costumam contar com arte exclusiva e que pode ser furtada com incrível facilidade...

...nada impede alguém de "ripar" imagens ou sons de um jogo, mas a própria complexidade do processo em certos casos inibe essa prática, diferente de poder abrir um .gmk com todas as sprites, sfxs e bgms convenientemente nomeadas e organizadas em pastas =/

flw

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Re: Alerta! GM8 já possui decompiler funcional

Mensagem por tblima123 em Sex 08 Out 2010, 13:34

Ei pessoal, calma, ainda não há muita razão para alarme.

Esse decompiler não é palio para o ANTI-DECOMPILER.

Aí vai o link: http://gmc.yoyogames.com/index.php?showtopic=422511

Eu testei, depois de passar o anti-decompiler no meu .exe não consegui mais decompilar Smile

Eu não consegui, eu odeio não conseguir algo Sad
kkkkkkkk

Obs.: junto tambem vem um compactador de .exe super supimpa!!!
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Re: Alerta! GM8 já possui decompiler funcional

Mensagem por vinians em Sex 08 Out 2010, 22:57

tblima123 escreveu:Ei pessoal, calma, ainda não há muita razão para alarme.

Esse decompiler não é palio para o ANTI-DECOMPILER.

Aí vai o link: http://gmc.yoyogames.com/index.php?showtopic=422511

Eu testei, depois de passar o anti-decompiler no meu .exe não consegui mais decompilar Smile

Eu não consegui, eu odeio não conseguir algo Sad
kkkkkkkk

Obs.: junto tambem vem um compactador de .exe super supimpa!!!
Bom, isso ai já dá um alivio! Eu tinha lido sobre ele mas nunca testei. Vou dar um bizoi pra ver como é issso.
Flsw!

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Re: Alerta! GM8 já possui decompiler funcional

Mensagem por Convidad em Sab 09 Out 2010, 00:07

Eu li algo sobre esse anti-decompiler, havia alguém citando que talvez seja apenas um esquema que faz o decompiler achar que o exe não é uma compilação do Game Maker ou etc, resumindo, pode não ser lá uma grande proteção...

...a questão é, se o autor do decompiler conseguiu com o próprio GM não deve ser improvável vencer esses reforços, amenos que se trate de algo mas eficaz que o original...

...isso é que tmb me intriga as vezes, se esses programadores conseguem encontrar meios que impedem a ação dos decompilers pq os desenvolvedores do programa não lançam atualizações pra incorporar essas novas proteções?

...talvez eles achem que os usuários devam se contentar em esperar que a versão 9 traga isso, e quem sabe aquelas outras coisinhas básicas como o zoom no editor de rooms >.<

t+

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Re: Alerta! GM8 já possui decompiler funcional

Mensagem por tblima123 em Sab 09 Out 2010, 08:24

Eu concordo que realmente existe um mistério por trás do Game Maker.

É como se o Mark pensasse igual a Steve Jobs no começo do Macintosh, que ele era perfeito, só depois que o windows ganhou mercado é que o homem da maçã voltou a real, talvez Mark Overmars estaja precisando de concorrencia de verdade pra realmente se interessar em dar um jeito no GM.

Por outro lado, talvez um decompiler ajude um pouco a disseminação do GM, pois ninguem vai se dedicar mais a aprender e sofrer com isso, só precisa pegar um jogo já feito e editar, ou seja, mais game maker vendendo (se bem que eu acho que quem usa decompiler não compra licensa do GM) pois aí é que fica facil fazer jogos!!!

Bem, sei lá! Mas que féde, féde, dá pra sentir o cheiro daqui do interior do Ceará!!!
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Re: Alerta! GM8 já possui decompiler funcional

Mensagem por vinians em Sab 09 Out 2010, 10:05

fabio escreveu:Eu li algo sobre esse anti-decompiler, havia alguém citando que talvez seja apenas um esquema que faz o decompiler achar que o exe não é uma compilação do Game Maker ou etc, resumindo, pode não ser lá uma grande proteção...

...a questão é, se o autor do decompiler conseguiu com o próprio GM não deve ser improvável vencer esses reforços, amenos que se trate de algo mas eficaz que o original...

...isso é que tmb me intriga as vezes, se esses programadores conseguem encontrar meios que impedem a ação dos decompilers pq os desenvolvedores do programa não lançam atualizações pra incorporar essas novas proteções?

...talvez eles achem que os usuários devam se contentar em esperar que a versão 9 traga isso, e quem sabe aquelas outras coisinhas básicas como o zoom no editor de rooms >.<

t+
Creio que de maneira nenhuma descompiladores são bons para alguma linguagem, pois alguém que compraria o GM pode ficar com receio de comprar por isso.
Quando o Mark, ele é o criador do GM mais não é especialista em segurança, não é culpa dele. Imagine você lançar um software no mercado que seja muito bom (como o GM) quantos pessoas de diversas áreas e diversas especialidades e capacidades ficam tentando o tempo todo hackear o programa.
Se o programa for ruim não tem problema, pois ninguém vai querer copiar. Mas podem ter certeza, descompilar não é facil. Tem que ter muito conhecimento de programação e saber trabalhar com debuggers hexa, pois o formato GMK é binário.
Uma coisa eu sempre digo, o Game Maker é muito bom. Ele é rápido, ele é bem feito, é intuitivo! Observe por exemplo os programas da linha click para criação de jogos, embora tenham capacidade de fazer games não são nem um pouco intuitivos e não tem uma linguagem como GML.
Sobre concorrência, estou criando um criador de jogos bem parecido com o GM e estou fazendo em Delphi, a versão 1.0 não concorrerá com o GM pois é bem simplesinha, mais as outras.. Very Happy
Inté!!!!!

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Re: Alerta! GM8 já possui decompiler funcional

Mensagem por Convidad em Sab 09 Out 2010, 10:48

Quando o Mark, ele é o criador do GM mais não é especialista em segurança, não é culpa dele.
Não que seja culpa dele, mas a YoYo Games como empresa certamente tem recursos pra contratar pessoas que atuem nessas áreas pra atender essa necessidade da ferramenta...

...o próprio site deles é uma prova de que há forte investimento em propaganda, já que oferecer hospedagem gratuita pros jogos (mesmo feitos na versão lite) é uma boa maneira de incentivar os usuários a criarem mais pra poder publicar e etc...

...nesse ponto acho que cai um pouco no que o tblima123 falou, parece ser meio que uma ideologia "ah o pessoal vai usar assim mesmo!"... contanto que os fanáticos por gta's mmorpg's online possam editar aquele sample de carrinho e enviar lá pra eles parece que tá tudo bem =/


Uma coisa eu sempre digo, o Game Maker é muito bom. Ele é rápido, ele é bem feito, é intuitivo! Observe por exemplo os programas da linha click para criação de jogos, embora tenham capacidade de fazer games não são nem um pouco intuitivos e não tem uma linguagem como GML.
Esse é o ponto!... a ferramenta é boa, fato, só que ela tem justamente aqueles poréns que os concorrentes, ainda que não estejam a altura dele, não tem >.<...

...vejo muitos caras sem praticamente conhecimento algum em programação fazendo bons jogos no MMF, simplesmente pela natureza do programa que é justamente não usar codificação propriamente dita... basta ter noção de lógica.


A grosso modo podemos dizer que o MMF seria mais voltado pra quem quer desenvolver mas não se interessa em aprender programação em sí, enquanto o GM seria pra quem quer mesmo se envolver com o GML e consequentemente outras linguagens futuramente...

...mas poxa, o grande lance do GM não é o DnD permitir que um leigo crie um jogo? sim!, mas vamos considerar que no fundo a intenção seja a partir disso formar um futuro programador em GML que terá condições de criar um jogo em potencial...

...e ai fica aquela coisa, ele é bom, é isso, é aquilo, mas vc corre o risco de ter seu trabalho exposto... por mais anti-decompilers que possam surgir o fato de existir um decompiler já é motivo pra que desenvolvedores experientes ficarem com o "pé atrás", pois se eu lancei um jogo a 6 meses e na época não tinha decompiler agora que tem não dá mais pra proteger esse trabalho =(

flw

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Re: Alerta! GM8 já possui decompiler funcional

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