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[Resolvido] Carregar Imagens
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[Resolvido] Carregar Imagens
Olá denovo!!!
I ai, belez?
Agora eu estou com problemas para carregar imagens.
Eu carrego um Bitmap OK, mas dá erros nas cores caso sejam mais de um, tem haver com palheta, né? Como usa elas?
Me explique melhor o processo do uso de imagens, por favor.
E outra, só por Lib dá pra carregar outros formatos? Eu queria usar png...
Sem mais, falou mestre, muito obrigado por toda a ajuda até agora e pela paciencia, e espero que daqui uns dias não seja mais só nós dois aqui...
I ai, belez?
Agora eu estou com problemas para carregar imagens.
Eu carrego um Bitmap OK, mas dá erros nas cores caso sejam mais de um, tem haver com palheta, né? Como usa elas?
Me explique melhor o processo do uso de imagens, por favor.
E outra, só por Lib dá pra carregar outros formatos? Eu queria usar png...
Sem mais, falou mestre, muito obrigado por toda a ajuda até agora e pela paciencia, e espero que daqui uns dias não seja mais só nós dois aqui...
Última edição por tblima123 em Sáb 02 Out 2010, 07:59, editado 1 vez(es)
tblima123- Ocasional
- Mensagens : 54
Data de inscrição : 06/11/2009
Re: [Resolvido] Carregar Imagens
E ae amigão tudo na boa?
Então, você está querendo carregar imagens usando Allegro ou a library do FreeBasic diretamente?
No caso de ser o Free Basic diretamente ele suporta apenas .bmp, mas eu estou pensando em fazer um leitor de .PNG pra colocar nele, afinal ele é Open Source. Talvez eu faça uma Lib pra todos podermos usar, mais por enquanto é só bmp mesmo.
Para carregar uma imagem use:
flsw!
Então, você está querendo carregar imagens usando Allegro ou a library do FreeBasic diretamente?
No caso de ser o Free Basic diretamente ele suporta apenas .bmp, mas eu estou pensando em fazer um leitor de .PNG pra colocar nele, afinal ele é Open Source. Talvez eu faça uma Lib pra todos podermos usar, mais por enquanto é só bmp mesmo.
Para carregar uma imagem use:
- Código:
dim Sprite as image ptr
ScreenRes 800,600 'Modo de video
Sprite = ImageCreate(96, 96) 'Cria espaço para ler
bload "meu_arquivo.bmp", Sprite 'Le para dentro do sprite
Put (160, 100), Sprite, Trans 'Desenha a imagem...
Sleep 'Da um tempim
End ' Finaliza
flsw!
Re: [Resolvido] Carregar Imagens
Pois é, é com a GFXlib mesmo.
Então, deu certo carregar só uma imagem, porem, se for mais de uma as cores ficam tudo zuadas, é por que?
Obs.: Por enquanto vou ficar só na vontade de usar Allegro
Então, deu certo carregar só uma imagem, porem, se for mais de uma as cores ficam tudo zuadas, é por que?
Obs.: Por enquanto vou ficar só na vontade de usar Allegro
tblima123- Ocasional
- Mensagens : 54
Data de inscrição : 06/11/2009
Re: [Resolvido] Carregar Imagens
Estranho. Pra ler duas imagens você precisa de 2 variaveis ou um vetor.tblima123 escreveu:Pois é, é com a GFXlib mesmo.
Então, deu certo carregar só uma imagem, porem, se for mais de uma as cores ficam tudo zuadas, é por que?
Obs.: Por enquanto vou ficar só na vontade de usar Allegro
Posta o código pra eu dar um bizoi!
flws
Re: [Resolvido] Carregar Imagens
Ei colega, eu ralei e rolei e descobri o problema.
Eu uso o Fireworks pra fazer os bitmaps e ele tem uma função que exclui as cores inutilizadas da paleta que vem indexada na imagem, ai quando eu carregava a segundo imagem trocava a paleta, né?
Eu desmarquei essa opção no Fireworks e vuala(é assim que escreve?) todas as Sprites tem a mesma paleta e não dá mais erro.
Só dá pra usar uma paleta?
Bem o importante e que seu código deu certo, o problema tava na hora de exportar o bitmap.
Eu tô ancioso pelo seu tutorial!!!
Valeu mais uma vez Vinians, da qui uns dias eu faço um remake do Need for speed shift no FreeBasic e posto
Deixa aproveitar rapidim aqui, como eu escolho a cor de tranparencia, é no freebasic mesmo ou a cor vai indexada no bitmap?
Eu uso o Fireworks pra fazer os bitmaps e ele tem uma função que exclui as cores inutilizadas da paleta que vem indexada na imagem, ai quando eu carregava a segundo imagem trocava a paleta, né?
Eu desmarquei essa opção no Fireworks e vuala(é assim que escreve?) todas as Sprites tem a mesma paleta e não dá mais erro.
Só dá pra usar uma paleta?
Bem o importante e que seu código deu certo, o problema tava na hora de exportar o bitmap.
Eu tô ancioso pelo seu tutorial!!!
Valeu mais uma vez Vinians, da qui uns dias eu faço um remake do Need for speed shift no FreeBasic e posto
Deixa aproveitar rapidim aqui, como eu escolho a cor de tranparencia, é no freebasic mesmo ou a cor vai indexada no bitmap?
tblima123- Ocasional
- Mensagens : 54
Data de inscrição : 06/11/2009
Re: [Resolvido] Carregar Imagens
Hhum, voce estava querendo economizar cores ??? Engraçado, mais no modo TrueColor não era pra dar este problema, voce estava usando qual modo?tblima123 escreveu:Ei colega, eu ralei e rolei e descobri o problema.
Eu uso o Fireworks pra fazer os bitmaps e ele tem uma função que exclui as cores inutilizadas da paleta que vem indexada na imagem, ai quando eu carregava a segundo imagem trocava a paleta, né?
Puxa legal cara, o Fireworks é legal? Eu estou usando o Flash pra criar algumas imagens vetoriais, mais ainda sou noob em criacao de imagens
"voila" hehhehe Eu geralmente nunca tenho esse problema pois crio tudo em True Color então não sei, mais geralmente isso não seria um problema do Free Basic em si, pois se voce esta em um modo de video que use paletas (255 cores) e trocar a paleta dá esse efeito mesmo em qualquer linguagem, a não ser que a imagem seja adaptada para a mesma paleta. O bom é evitar usar esses modos e usar true color mesmo.
Eu desmarquei essa opção no Fireworks e vuala(é assim que escreve?) todas as Sprites tem a mesma paleta e não dá mais erro.
Só dá pra usar uma paleta?
[quote]
Bem o importante e que seu código deu certo, o problema tava na hora de exportar o bitmap.
Eu tô ancioso pelo seu tutorial!!!
Valeu a voce pela participação no Forum, ainda não tem muitos participantes, mais vamos fazendo nosso trabalho que o pessoal vai chagando, pelo menos agente se diverte criando jogos em várias linguagens. E estou ancioso para jogo o seu Need For Speed!!!!
Que bom amigão, eu sempre testo antes de mandar
Estou terminando de criar um jogo bem simples, é apenas uma nave matando asteroides, mais que vai dar para abordar bastante coisa interessante sobre a Engine do FB.
[quote]
Valeu mais uma vez Vinians, da qui uns dias eu faço um remake do Need for speed shift no FreeBasic e posto
É o seguinte, o FreeBasic tem uma cor de transparecia fixa. É Zero para o modo de Paletas e RGB(255,0,255) pare os outros modos. Pra não ficar me dando trabalho em meus exemplos eu fiz um leitor de sprites que adapta a cor de transparencia automaticamente substituindo os pixels de fundo pela cor correta de transparencia. Nessa rotina eu uso o pixel (0,0) como referencia.
Deixa aproveitar rapidim aqui, como eu escolho a cor de tranparencia, é no freebasic mesmo ou a cor vai indexada no bitmap?
flsw!
Re: [Resolvido] Carregar Imagens
Valeu Colega, você salvou a pátria mais uma vez, voila!!!
Eu estava usando o modo 8-bits (quanta ingenuidade...) para nunca mais!!!
A tranparencia deu certo, é só pintar o fundo com aquele roza horrivel
Eu gosto do Fireworks, tenho curso dele, do Flash (não sei Action Script) e de outros programas voltados para designe web.
Há, o negocio de eliminar cores não utilizadas não funciona com TrueColor (Agente aprende, né?), teria me poupado muitos cabelos ir direto nos 24-bits, mas valeu a experiencia, não foi total perca sofrer nos 8-bits
Valeu mais uma vez Vinians, agente se vê por aqui!!!
Eu estava usando o modo 8-bits (quanta ingenuidade...) para nunca mais!!!
A tranparencia deu certo, é só pintar o fundo com aquele roza horrivel
Eu gosto do Fireworks, tenho curso dele, do Flash (não sei Action Script) e de outros programas voltados para designe web.
Há, o negocio de eliminar cores não utilizadas não funciona com TrueColor (Agente aprende, né?), teria me poupado muitos cabelos ir direto nos 24-bits, mas valeu a experiencia, não foi total perca sofrer nos 8-bits
Valeu mais uma vez Vinians, agente se vê por aqui!!!
tblima123- Ocasional
- Mensagens : 54
Data de inscrição : 06/11/2009
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